top of page
FOLIA DE REIS
G A L E R I A
A beleza cênica das Companhias de Reis, aliada à fé de seus integrantes, sempre me chamou a atenção. As figuras coloridas, as músicas cantadas em várias vozes em melodias simples que ecoam pelos campos, o respeito e a devoção de todos pelo Sagrado, com muitos rituais e simbolismos, foram alvos dessas fotografias, reunidas agora na Galeria Folia de Reis.
VOCÊ PODE ENCOMENDAR AMPLIAÇÕES DAS FOTOS DESTA GALERIA COM QUALIDADE FINEART
CLIQUI AQUI E SAIBA MAIS
FR 01 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
FR 03 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
A Folia de Reis é uma tradição católica europeia muito antiga que foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda no período colonial. Estudiosos sustentam que a Folia de Reis é uma variação rural da tradição urbana das Jornadas de Pastorinhas durante o Natal, formadas por meninas que percorriam as casas das vilas cantando e arrecadando donativos. Na área rural tomou-se forma a Folia de Reis, composta apenas por homens e que até hoje é celebrada em muitos países e pelo interior do Brasil, principalmente nas regiões sudeste, centro oeste e nordeste.
O tema da Folia de Reis é a celebração da viagem empreendida pelos Três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) até Belém para conhecerem o recém nascido Menino Jesus. De acordo com a Bíblia, quando Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura em Belém, uma estrela muito forte brilhou no céu e guiou os Três Reis Magos até o local. Como presente levaram ouro, incenso e mirra.
FR 08 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
A Folia de Reis, através de seus elementos, representa essa jornada de fé que os Reis realizaram. O grupo de devotos se organiza em uma “Companhia” e percorre as casas de sua região carregando a mensagem do nascimento de Jesus logo após o Natal com muita música, cores, fé e recolhendo donativos. A jornada termina no dia 06 de Janeiro, dia de Santos Reis, com uma grande festa que reúne toda a comunidade.
FR 13 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
FR 16 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
FR 20 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
Os personagens da Companhia são vários, e cada um tem o seu papel e importância na jornada. À frente de todos, levando a mensagem do nascimento de Jesus, vai a Bandeira com uma figura que representa a viagem dos Três Reis Magos, ou a de São Sebastião, festejada em torno do dia 20 de Janeiro. Ela é carregada pelo Alferes, com muito respeito e devoção. Logo atrás vêm os Palhaços, personagens coloridos e mascarados, responsáveis pelos versos que são declamados na porta de cada casa e que com sua figura brincalhona divertem e assustam as crianças. E em seguida vem o Coro, formado por vários membros que cantam e tocam os instrumentos. A melodia é simples, as letras falam da mensagem do nascimento de Jesus e da viagem a Belém e o coro canta em várias vozes, das mais graves à mais aguda, que é escutada de longe. Para organizar toda a expedição existe o Mestre, responsável pelo roteiro, alimentação e logística, e há ainda a figura do Festeiro, que usualmente está pagando uma promessa e arrecada donativos e recursos. No dia 06 de Janeiro uma grande festa no Dia de Santos Reis encerra a peregrinação, com muita comida, bebida, música e confraternização de toda a comunidade.
FR 25 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
FR 30 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
FR 31 - NÃO DISPONÍVEL PARA AMPLIAÇÃO
Tudo é interessante na Folia de Reis, tudo é novidade e curioso para quem não conhece. Cada Companhia tem suas características, é impossível encontrar uma igual à outra. Mas o que chama a atenção é a fé que move aqueles homens a percorrerem durante dias todas as casas de sua região, reeditando o caminho dos Três Reis Magos e levando a mensagem do nascimento de Jesus. Faça chuva ou sol, os foliões cumprem sua missão, recolhem donativos para os mais carentes, divulgam o Evangelho e mantêm viva uma tradição de muitos séculos.
* Fotos que apresentem rostos de pessoas no centro do tema não estão disponíveis para venda.
** Promoção válida para pedidos efetuados até 31 de Janeiro de 2022.
bottom of page